15/08/2014

Que tal ter Tarsila do Amaral na sua casa?


A JRJ lançou este mês a coleção Tarsila do Amaral desenvolvida com base na vida e obra da artista plástica brasileira. Com curadoria do arquiteto Michel Safatle e com a participação dos familiares da artista esta coleção é resultado de um profundo estudo.
A coleção possui 40 variantes de estampas em estilo art déco que representam o principal período da vida de Tarsila entre os anos 1920 e 1930, época em que viveu entre São Paulo e Paris. A inspiração surgiu com base nos esboços da artista, além das telas A Negra, Abapuru e A Cuca, essa última, inclusive, inspirou a linha infantil da coleção produzida em Twill. Os tecidos da linha adulta estão disponíveis em linho, sac de café e lona. Os tecidos podem ser utilizados para estofaria ou mesmo para revestimento de paredes e painéis.


 A intenção da coleção não é uma utilização literal das obras, mas sim, a criação individual baseada nas telas com interferência do art déco para o uso atual. “Quisemos criar uma linha que transpire o lifestyle e perfume de Tarsila, representando como seria se ela hoje estivesse viva”, explica Tatiana Gabriel, diretora da marca JRJ Tecidos.

É claro que o famoso Abaporu não poderia ficar de fora dessa coleção. A obra foi pintada por Tarsila em janeiro de 1928, como presente de aniversário para seu marido Oswald de Andrade. Considerado o quadro mais importante já produzido no Brasil, o Abaporu foi motivo do início do movimento antropofágico no país. A figura simbolizou o movimento que queria deglutir, engolir a cultura européia, que era a cultura vigente na época, e transformá-la em algo bem brasileiro.

 
Além das estampas criadas com base nas obras de Tarsila, a JRJ trás também criações inspiradas do estilo de vida da artista. Um exemplo é a estampa que une um importante brinco usado em seu autoretrato juntamente com a cor rouge de seu famoso mantô que ela vestiu para a festa de Santos Dumont e o formato de seu penteado. Unidos no estilo art decô.
 
 
 
A JRJ fica na Rua Canadá, 215, São Paulo.
Quer saber mais sobre essa coleção? Entre em contato conosco

Nenhum comentário: