06/06/2014

OBA! HOJE É SEXTA FEIRA!!!


O melhor da Arquitetura e do Design nacional em duas exposições em São Paulo

Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos

Esta semana o Itaú Cultural inaugurou a exposição Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos. A mostra reúne projetos, maquetes, fotografias além de materiais raros sobre grandes obras do maior nome da arquitetura brasileira.
 

Entre os trabalhos que podem ser vistos no Itaú destaca-se o projeto desenvolvido em 1964 para a cidade de Negev, em Israel, no qual Niemeyer tira completamente o protagonismo do automóvel, adota a verticalidade nas habitações e estabelece distâncias entre casa, trabalho e lazer que possam ser percorridas a pé.

A curadoria de Lauro Cavalcante explora, além das obras, o modo de criar de Oscar Niemeyer através de desenhos de seus cadernos pessoais repletos de projetos nunca executados mas que demonstram a forma de pensar, criar e desenhar utilizada pelo arquiteto.
 

O Itaú Cultural fica na Av. Paulista
Até 27 de julho
terça a sexta das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados das 11h às 20h
Entrada Gratuita
 
 

Modernos / Contemporâneos
 
 
Até 04/08 a Bolsa de Arte MeMo apresenta a exposição Modernos / Contemporâneos: Design Brasileiro de Móveis.
São cerca de 50 peças selecionadas pela curadoria de Alberto Vincente e Marcelo Vasconcellos para esta mostra que tem a seguinte proposta: contrapor itens vintage e novos,  e destacar a essência do que torna cada peça atemporal.
Entre os móveis expostos estão um banco de Zanini de Zanine, mesas de Nido Campolongo, irmãos Campana, Carol Gray, um lustre de Joaquim Tenreiro e uma cadeiras de Oscar Niemeyer e Carlos Motta.
 
A Bolsa de Arte fica na Rua Rio Preto, 63 – Jardins.
Até 04 de agosto.
 
 

Nova norma para reformas


Entrou em vigor no último dia 18 de abril a NBR 16280:2014 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que visa regularizar reformas em casas, apartamentos ou imóveis comerciais.

A norma determina que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo de garantia. Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto. E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar completamente, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação.

Pequenos reparos, como pintura de paredes ou colocação de gesso no teto, por exemplo, não se encaixam nas novas regras da ABNT. Já atividades como a troca de canos, janelas e as instalações elétricas e a gás também entram na lista de atividades que necessitam supervisão e laudo profissional.

 

Dentre os principais procedimentos aos quais deverão se submeter qualquer pessoa que deseje reformar seu imóvel, estão:

- Elaboração de plano de reforma desenvolvido por profissional habilitado, contendo escopo das atividades a serem realizadas, possíveis riscos ou interferências na edificação, cronograma da reforma e dados dos profissionais envolvidos, inclusive do responsável técnico. Este laudo deverá ser apresentado à administradora / síndico, antes do início da reforma;

- Laudo assinado por engenheiro / arquiteto;

- Todas as reformas em áreas comuns deverão ser alinhadas ao plano de gestão e manutenção do condomínio;

- Os responsáveis deverão fiscalizar para que todas as atividades sejam realizadas observando as normas de segurança.

A preocupação em criar esta normal surgiu depois de tragédias como a do dia 25 de janeiro de 2012, no centro do Rio de Janeiro. O Edifício Liberdade, de 20 andares, que passava por reformas, desabou e levou abaixo dois prédios vizinhos. Dezessete pessoas morreram.

Profissionais da ABNT e dos conselhos de Engenharia e Arquitetura acreditam que esta norma afastará os chamados “faz-tudo”, os curiosos e amadores e privilegiará a boa técnica.

 

Quer mais informações sobre a nova norma? Precisa reformar?
Entre em contato com a gente.