12/09/2014

OBA! HOJE É SEXTA FEIRA!!!

Hospital Matarazzo reabre com exposição

O antigo Hospital Matarazzo está novamente de portas abertas, mas dessa vez a visita será para ver obras de arte de mais de 91 artistas nacionais e internacionais. São 27 mil metros quadrados que ficaram fechados por 20 anos e que agora estão ocupados por trabalhos de Lygia Clark, Vik Muniz, Tunga, Francesca Woodman, Tony Oursler, Nuno Ramos, Adel Abdessemed, Moataz Nasr, Jean-Michel Othoniel, Artur Lescher, Beatriz Milhazes, Iran do Espirito Santo entre tantos outros grandes expoentes das artes contemporânea.

A idéia da "Made by... Feito por Brasileiros" foi de Alexandre Allard: "O projeto só existe por uma razão, o lugar. Se não fosse este lugar, não haveria projeto”. Todos os ambientes do hospital, corredores, quartos, jardins, estão tomados por pinturas, esculturas, fotos e instalações, porém continuam com o mesmo aspecto que tinham em sua primeira função. "Não gosto da palavra 'exposição', prefiro a palavra 'invasão", porque estamos fazendo juntos" afirmou Allard. A exposição tem curadoria do francês Marc Pottier em parceria com Simon Watson, Nadja Romain, Gabriela Maciel & André Sheik, Pascal Pique e Baixo Ribeiro.
Após a ocupação, o projeto para a Cidade Matarazzo é virar um Centro de Criatividade, com espaço para exposições, cinema, residências artísticas, estúdios de produção para filmes e música, oficinas de culinária, artesanato e moda.

"Made by... Feito por Brasileiros"
Até 12 de outubro de 2014. Visitação de terça- feira a Domingo, das 9h às 17h
Cidade Matarazzo - Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista
Entrada gratuita

As estampas e cores do Jardim Miriam agora na Donatelli


A artista plástica Monica Nader levou para a periferia de São Paulo em 2004 um projeto que estimulasse os moradores da região a se envolver com trabalhos artísticos capacitando-os. Inicialmente a proposta era utilizar os muros das casas como painéis que os participantes das oficinas estampavam. Os motivos das estampas eram criados pela comunidade, gravados nos muros através de estêncil e cheios de cores.
 
 Não demorou muito para que a vontade de expandir o projeto surgisse: "Percebi que o projeto dava visibilidade às comunidades, e que deveria aproveitar isso para gerar uma renda definitiva para eles". Em parceria com o já existente JAMAC - Jardim Miriam Arte Clube, Monica experimentou que os artistas transportassem seu trabalho do muro para tecidos e assim a novidade chegou até o diretor da já conhecida Donatelli tecidos.

 
Foram escolhidos seis padrões da cartela da JAMAC para compor a nova coleção da Donatelli. Aplicadas sobre tecidos de algodão branco, as estampas foram feitas em duas versões, uma mais comercial, com uma cor apenas - preto ou azul marinho - e outra com sobreposições de cores. Elas trazem figuras de papagaios, tendas de circo, guarda chuvas, a representação estilizada do trânsito de São Paulo. A oferta de padrões deve crescer à medida que o projeto avança. "A ideia é ter sempre novos tecidos, para ser uma fonte de renda permanente para o projeto", finaliza Deny.
Gostou? Quer saber como utilizar essas estampas na decoração da sua casa? Fale com a gente!