06/06/2014

Nova norma para reformas


Entrou em vigor no último dia 18 de abril a NBR 16280:2014 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que visa regularizar reformas em casas, apartamentos ou imóveis comerciais.

A norma determina que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo de garantia. Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto. E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar completamente, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação.

Pequenos reparos, como pintura de paredes ou colocação de gesso no teto, por exemplo, não se encaixam nas novas regras da ABNT. Já atividades como a troca de canos, janelas e as instalações elétricas e a gás também entram na lista de atividades que necessitam supervisão e laudo profissional.

 

Dentre os principais procedimentos aos quais deverão se submeter qualquer pessoa que deseje reformar seu imóvel, estão:

- Elaboração de plano de reforma desenvolvido por profissional habilitado, contendo escopo das atividades a serem realizadas, possíveis riscos ou interferências na edificação, cronograma da reforma e dados dos profissionais envolvidos, inclusive do responsável técnico. Este laudo deverá ser apresentado à administradora / síndico, antes do início da reforma;

- Laudo assinado por engenheiro / arquiteto;

- Todas as reformas em áreas comuns deverão ser alinhadas ao plano de gestão e manutenção do condomínio;

- Os responsáveis deverão fiscalizar para que todas as atividades sejam realizadas observando as normas de segurança.

A preocupação em criar esta normal surgiu depois de tragédias como a do dia 25 de janeiro de 2012, no centro do Rio de Janeiro. O Edifício Liberdade, de 20 andares, que passava por reformas, desabou e levou abaixo dois prédios vizinhos. Dezessete pessoas morreram.

Profissionais da ABNT e dos conselhos de Engenharia e Arquitetura acreditam que esta norma afastará os chamados “faz-tudo”, os curiosos e amadores e privilegiará a boa técnica.

 

Quer mais informações sobre a nova norma? Precisa reformar?
Entre em contato com a gente.
 

Nenhum comentário: