07/11/2014

OBA! HOJE É SEXTA FEIRA!!!


Hans Hartung em exposição no CCBB-SP



Abre hoje a Exposição Hans Hartung: A oficina do gesto no Centro Cultural do Banco do Brasil. A mostra é inédita na América Latina.

São 162 obras que vão de aquarelas do início da carreira até vídeos e imagens do atelier do artista apresentando toda a trajetória artística do pintor franco-alemão. Mestre do abstracionismo europeu do século XX, Hartung é referência da arte informal, da poética do gesto rápido, da “improvisação psíquica”. O artista foi fiel ao movimento abstrato durante a vida inteira.

Alemão de origem, Hartung deixou seu país e se uniu à Legião Estrangeira Francesa para combater o nazismo na Segunda Guerra Mundial, conflito em que perdeu uma perna.

Três anos antes de morrer, Hartung sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), mas ao invés de diminuir sua produção, deixou 360 obras em seu último ano de vida.

Seu estilo é famoso pelas manchas, sendo assim chamado de 'tachismo', derivado da palavra 'tache', que significa mancha em francês.

Segundo Bernard Derderion, ex assistente de Hans Hartung, há o interesse de levar a exposição para outros países da América Latina, para colocar Hartung na história da arte local como um pilar da origem do movimento abstrato. O pintor visitou o Brasil em 1955 para participar da Bienal de São Paulo.
 
 

 
Hans Hartung: A oficina do gesto - Até 12 de janeiro
de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Rua Álvares Penteado, 112, Centro.
 
 

Nenhum comentário: