03/10/2014

Hugo França: No Parque, no Museu ou na sua casa


O gaucho Hugo França é um premiado designer brasileiro que desenvolve esculturas mobiliárias à partir de resíduos florestais. Durante os anos que viveu em Trancoso, Bahia, Hugo França notou que há um alto índice de desperdício na extração e no uso da madeira e resolveu adotar este material como matéria prima para seu trabalho. São árvores condenadas pela ação das intempéries ou mesmo pela intervenção humana que se transformam em objetos, mobiliários e esculturas através das mãos de Hugo e sua equipe. Segundo o designer, desde que não tenha sofrido danos irreversíveis, praticamente todas as partes das árvores encontradas podem ser aproveitadas e inclusive as irregularidades são valorizadas nos trabalhos: buracos, rachaduras e marcas são a história da árvore presente na obra de Hugo França.
Diversas de suas obras fazem parte do acervo permanente do Instituto Cultural Inhotim e podem ser vistas ao longo deste museu-parque. São mais de cem esculturas mobiliárias, algumas desenvolvidas exclusivamente para lá.


 
Desde julho o Parque Burle Marx recebeu uma grande peça do artista. O chamado “Casulão” é resultado de 30 dias de trabalho de Hugo sobre um pau ferro que caiu ali mesmo no parque.
 
O Museu da casa Brasileira, até o dia 19 de outubro, também apresenta o trabalho de Hugo França através da Exposição Resgate na natureza. São 15 itens de diferentes dimensões dispostas pelo jardim do Museu para que o público possa interagir diretamente com os trabalhos.

E boa parte da produção de Hugo França também pode fazer parte da decoração da sua casa. São mesas, bancos, espreguiçadeiras, aparadores, poltronas que aliam funcionalidade e arte.
 
Gostou? Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Nenhum comentário: