12/09/2014

As estampas e cores do Jardim Miriam agora na Donatelli


A artista plástica Monica Nader levou para a periferia de São Paulo em 2004 um projeto que estimulasse os moradores da região a se envolver com trabalhos artísticos capacitando-os. Inicialmente a proposta era utilizar os muros das casas como painéis que os participantes das oficinas estampavam. Os motivos das estampas eram criados pela comunidade, gravados nos muros através de estêncil e cheios de cores.
 
 Não demorou muito para que a vontade de expandir o projeto surgisse: "Percebi que o projeto dava visibilidade às comunidades, e que deveria aproveitar isso para gerar uma renda definitiva para eles". Em parceria com o já existente JAMAC - Jardim Miriam Arte Clube, Monica experimentou que os artistas transportassem seu trabalho do muro para tecidos e assim a novidade chegou até o diretor da já conhecida Donatelli tecidos.

 
Foram escolhidos seis padrões da cartela da JAMAC para compor a nova coleção da Donatelli. Aplicadas sobre tecidos de algodão branco, as estampas foram feitas em duas versões, uma mais comercial, com uma cor apenas - preto ou azul marinho - e outra com sobreposições de cores. Elas trazem figuras de papagaios, tendas de circo, guarda chuvas, a representação estilizada do trânsito de São Paulo. A oferta de padrões deve crescer à medida que o projeto avança. "A ideia é ter sempre novos tecidos, para ser uma fonte de renda permanente para o projeto", finaliza Deny.
Gostou? Quer saber como utilizar essas estampas na decoração da sua casa? Fale com a gente!

Nenhum comentário: