21/11/2014

OBA! HOJE É SEXTA FEIRA!!!


Enfim em São Paulo: As esculturas de Ron Mueck
 
Finalmente os paulistas podem ver de perto o hiper-realismo de Ron Mueck que já encantou 230 mil pessoas em sua passagem pelo MAM no Rio de Janeiro além do grande sucesso que fez em suas exposições pelo mundo.
São nove esculturas feitas em fibra de vidro e silicone que impressionam não só pelas proporções como pela riqueza de detalhes: veias, poros, unhas, fios de cabelos... nada escapa ao criterioso estilo do artista australiano.

 
Os trabalhos ocupam o primeiro andar da Pinacoteca do Estado e o espaço octógono. Além das esculturas o visitante também pode conhecer um pouco mais do processo de criação das obras através de um documentário de Gautier Deblonde, que apresenta o artista trabalhando em seu ateliê e mostra o trabalho que ele faz com as mãos, sem auxílio de computadores.
Uma das obras de maior sucesso  é  "Mask II", um autorretrato feito em 2002. De acordo com Anthony d'Offay, especialista em arte, que trabalha com o artista há 18 anos, o autorretrato não à toa remete à figura de Mueck durante o sono.


Ele explica que, enquanto dorme, Ron Mueck sonha com muitos personagens que, mais tarde, tornam-se esculturas, como é o caso da "Man In a Boat" (Homem em um Barco, 2002), uma das peças que integram a exposição. "Ele sempre se inspira em alguém que conheceu pessoalmente - seja um amigo próximo ou uma pessoa que tenha lhe chamado a atenção na rua, por exemplo - ou em sonho", conta d'Offay.

Ron Mueck na Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2, Bom Retiro

Até 20/02/15 - Terças, Quartas, Sextas, Sábados e Domingos das 10:00 às 17:30
Quintas das 10:00 às 22:00

Nenhum comentário: