31/10/2014

OBA! HOJE É SEXTA FEIRA!!!


Festival Contemporâneo de dança 2014

Os amantes da Dança tem três grandes espetáculos internacionais para assistir neste final de semana, aqui em São Paulo:  Guintche (Cabo Verde / Portugal), Concerto (Bulgária / Áustria) e Rev’Illusion (Marrocos). As três apresentações fazem parte da programação de 2014 do Festival Contemporâneo de Dança que acontece na cidade até 16 de novembro.
 A 7ª edição do FCD reúne artistas de diversos países comprometidos com a experimentação, a investigação e o questionamento dos limites artísticos, gerando trabalhos que incorporam vitalidade crítica e reflexão poética. São artistas que modulam nas intensidades dos seus corpos potências de vida e, expostos, compartilham riscos, dúvidas, curas, impossibilidades, dores, invenções e prazeres.

De Marlene Monteiro, Guintche, surgiu a partir de um desenho feito da memória de um concerto. Segundo Marlene “Guintche é a vida intensa que se formou e se apartou do fundo informe original. Deixou de ser a prótese de um pensamento para se tornar uma dança.”
 
No improvisado Concerto, a voz de Ivo Dimchev viaja sutilmente entre os extremos dos afetos sem romper em lágrimas nem em risos, permanecendo sempre em uma liminaridade poética. Transforma sua voz em uma fonte inesgotável de ressonância, às vezes romântico, às vezes melancólico, às vezes techno, mas sempre poderoso. Dimchev cativa o seu público induzindo-o a se perguntar: "Ivo, quantos você pode ser?"

Rev´Illusion faz eco aos recentes levantes no outro lado do Atlântico. Gestos e movimentos poéticos tornam-se estratégias insolentes para ganhar a liberdade em meio à censura e à repressão. Dançar é uma necessidade essencial em um país cuja realidade muitas vezes é sombria. Daí a urgência que invade o palco e movimenta os corpos, alegres e conscientes, cúmplices e fortes, até a exaustão. Reivindicação, medo, cólera, poesia e ilusão são os motores desta celebração da dança.


A programação completa do FCD está  no site www.festivalcontemporâneodedança.com .

Guintche
Marlene Monteiro (Cabo Verde/Portugal)
GALERIA OLIDO, Avenida São João, 473. De 30 de outubro a 2 de novembro | quinta a sábado às 20h, domingo às 19h

Concerto
Ivo Dimchev (Bulgária/Áustria)
CCSP, Rua Vergueiro, 1000. 31 de outubro e 1 de novembro | sexta e sábado às 19h

Rev´Illusion
Cie Anania (Marrocos)
CFCCT , Rua Inácio Monteiro, 6.900. 1 e 2 de novembro | sábado e domingo às 19h
SESC SANTANA, Avenida Luiz Dumont Villares, 579. 8 e 9 de novembro | sábado às 21h, domingo às 18h

Nenhum comentário: