24/10/2014

OBA! HOJE É SEXTA FEIRA!!!


Nova sede do museu do objeto recebe a exposição “Sentido Figurado”
Quem passa pela Avenida Pedrosos de Morais certamente notou o novo edifício do museu A CASA, o museu do objeto brasileiro. A nova sede projetada pelo arquiteto Luiz Fernando Rocco foi inaugurada no dia 09 de outubro com a mostra do artista f.marquespenteado  intitulada "Sentido Figurado”.


Na mostra individual especialmente concebida para a ocasião, f. marquespenteado, que assina assim, em minúsculas,  exibe quatro séries de trabalhos inéditos, realizados a partir de deslocamentos, interferências em bordado à mão ou à máquina sobre móveis, diferentes tipos de objetos decorativos domésticos e tecidos, além de uma miríade de elementos de um ateliê de costura.


“Esculturas Reticuladas” é o nome da série de oito composições de caráter escultórico onde o artista faz uso do potencial simbólico e representativo de objetos como livros, figuras kitsch de cerâmica, flores artificiais e garrafas, buscando evocar colisões de sentido e provocar prosopopéias.

“Mandalas Disfuncionais”, por sua vez, é montada sobre teares manuais inventados e cestinhos plásticos de pão, onde f. marquespenteado usa diversas técnicas de bordado manual, além de materiais como canutilhos e passamanarias, para criar imagens descentralizadas e repetidas irregularmente dentro da série. Essa construção perverte o cânone da centralidade no diagrama oriental, tornando-o disfuncional enquanto figura meditativa hermética, possibilitando assim a emergência de combinações improváveis.

Lenços femininos antigos, daqueles ainda impressos manualmente, são o ponto de partida para a constituição de “Florais Rajados”. Nessa série de colagem têxtil, a plasticidade das estampas dos lenços é ressuscitada e ampliada quando o artista os recorta e recompõe sobre feltro industrial, cravando-os com um delicado bordado rajado ou sementinha, feito de linhas lançadas em diversas direções.

“Arranjos Premiados” é um comentário crítico do artista ao destino do plástico como matéria-prima a ser respeitada e beneficiada e também à grande a oferta de concursos, de competições e prêmios no quotidiano. Assim, ele cria um conjunto de sete arranjos de flores artificiais às quais sobrepõe um bordado. Cada um desses arranjos é montado em formas esculpidas ou em cestos de vime, apresentando seu respectivo prêmio ou flâmula de condecoração.


A CASA museu do objeto brasileiro
Avenida Pedroso de Morais, 1216 | Pinheiros | CEP 05420-001 | São Paulo – SP
Até 30/11, de terça a sexta, das 10h às 19h | sábados e domingos, das 10h às 18h
Entrada gratuita e livre

Nenhum comentário: