29/08/2014

OBA! HOJE É SEXTA FEIRA!!!


Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi.
O Museu da Casa Brasileira apresenta, até 09 de novembro, a mostra Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi. No ano do centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira (Roma, 1914-São Paulo, 1992), o MCB aborda detalhes da trajetória de Lina Bo Bardi, especialmente após sua vinda para o Brasil, revelando como ela foi influenciada pela cultura popular do país e destacando seu importante legado para a museografia nacional.


“Apresentamos nesta exposição-homenagem, uma frente da múltipla atuação da arquiteta Lina Bo Bardi: exposições que desenhou, curou e realizou”, explica Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB e curador da mostra. “Buscamos trazer uma visão ampla e não única desta ‘trajetória expositiva’, desde as experiências aplicadas no MASP 7 de abril, feitas com a fresca bagagem da cultura museológica italiana, às grandes mostras populares do SESC Pompéia.”


A exposição traz desenhos, cartazes e fotos originais de exposições realizadas por Lina, além de 6 exemplares dos famosos cavaletes de vidro criados pela arquiteta. A partir da pesquisa feita em documentos e fotografias, e da construção de maquetes e expositores em escala, foram montadas ambientações que transformam as salas do MCB em modelos de aproximação de mostras como “Caipiras, capiaus: pau-a-pique”, “Bahia no Ibirapuera”, além das pinacotecas do MASP 7 de abril e MASP Paulista.

“A exposição traz um aspecto específico da brilhante contribuição de Lina Bo Bardi, que soube, sem preconceitos, apontar as possibilidades de construção de uma identidade para o design nacional embasada na valorização da produção da matriz cultural brasileira frente à produção internacional. Lina Bo Bardi, italiana, tornou-se, por opção, uma legítima brasileira. Uma opção que influiu, de forma impactante, nos rumos do desenvolvimento de nossa cultura.” revela Miriam Lerner, diretora geral do museu.
O Museu da Casa Brasileira fica na Av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jd. Paulistano.

Nenhum comentário: