22/08/2014

OBA! HOJE É SEXTA FEIRA!!!


Tem design dinamarquês em exposição em São Paulo
 
Esta semana inaugurou a exposição "Design Dinamarquês - mestres e ícones" no Instituto Tomie Ohtake. A mostra é resultado de uma parceria entre o Instituto, a Agencia dinamarquesa para a cultura e o Museu de Design da Dinamarca que prevê uma série de exposições de designers dinamarqueses pelo Brasil e de designers brasileiros na Dinamarca.

 Nesta primeira exposição estão 50 peças, entre móveis e objetos, construídos desde o século XX até a atualidade. 



O design dinamarquês é conhecido por seu "modernismo orgânico", que se preocupa com a aplicação do ideal de produzir para a massa e entrar na vida diária das pessoas, em oposição à rigidez racionalista da escola alemã de design. O desenho mais orgânico propiciou o surgimento de uma indústria forte que produzia peças leves, flexíveis e dobráveis, mais aceitas e por isso mais populares. 

 A peça mais antiga da exposição é a luminária PH de 1926, do designer Poul Henningsen. Da conhecida era do ouro - os anos 1950 e 1960 -, a mostra reúne criações dos mestres que se destacaram internacionalmente, como Finn Juhl, Hans Wegner e Arne Jacobsen. Também da década de 1950, aparece o sistema Lego, invenção dinamarquesa que está presente na exposição. Entre os trabalhos dos anos 1980 e 1990, destacam-se as dos designers Jorgen Rasmussen, Verner Panton e Nanna Ditzel.
 
 

O curador Lars Dybdahl, do Museu de Design da Dinamarca, apresenta reflexões acerca da identidade dos 50 objetos desta exposição, sempre em termos de significado e uso.
A exposição fica em cartaz até 28/09 e pode ser visitada de terça a domingo das 11 as 20h, com entrada franca.
O Instituto Tomie Ohtake fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros - São Paulo 

Nenhum comentário: