16/05/2014

OBA! HOJE É SEXTA FEIRA!!!

ÚLTIMOS DIAS PARA VER ADRIANA VAREJÃO EM SÃO PAULO
 
 


Após cinco anos sem realizar mostras apenas com trabalhos inéditos no Brasil, Adriana Varejão apresenta sua mais nova criação no Galpão Fortes Vilaça em São Paulo. A série Polvo é resultado de uma pesquisa de mais de 15 anos sobre como representar as cores das peles do povo brasileiro.

A idéia surgiu do resultado da pesquisa do IBGE de 1976 que recebeu 136 respostas diferentes para a pergunta “Qual é a sua cor?”. Termos como Branquinha, Café com leite, Baiana, Burro quando foge, Queimado de sol e Fogoió, conhecidos por ela através dessa pesquisa, plantaram na artista o desejo de colecionar cores de peles de vários lugares do mundo. Mas como buscar por estas tintas era sempre frustante (afinal, quase sempre o ‘cor de pele’ é um rosa nojento, nas palavras de Adriana) surgiu o desejo de criar uma série de tintas com algumas cores de peles brasileiras.

Assim nasceu Polvo, uma caixa com 33 tubos de tinta e a partir destas, algumas pinturas entituladas Polvo Portraits. São retratos da própria artista em tom acinzentado com pinturas faciais nos diferentes tons encontrados na caixa de tintas, além de alguns discos de tabelas de cores.
 
 

A exposição Polvo de Adriana Varejão fica no Galpão Fortes Vilaça somente até este sábado, dia 17 de maio. Não deixem de ver!

 

O Galpão Fortes Vilaça fica na Rua James Holland, 71, Barra Funda, São Paulo.

Maiores informações pelo telefone :3392-3942.

 

 

Nenhum comentário: